Samsung lançará PC com ‘processador de celular’ e GPU da AMD

Samsung pode estar se preparando para lançar no mercado um computador com Windows 10, equipado com um processador Exynos e placa de vídeo da AMD.

Imagem: CNET

Como os Exynos se baseiam na arquitetura ARM, e já estão presentes na linha de smartphones Galaxy S21 da sul-coreana, é possível que o novo PC da Samsung irá rodar em ARM, competindo com o Snapdragon 8cx da Qualcomm.

Divulgado pelo site ZDNet Korea na quarta-feira (24), o lançamento do novo computador da Samsung está previsto para o segundo semestre deste ano, possivelmente após o lançamento da nova geração do Galaxy Note, linha que vem perdendo espaço na constelação da Samsung, cada vez mais habitada por dobráveis.

Se o PC for mesmo lançado, a Samsung estaria entrando em um mercado largamente dominado pela Qualcomm, parceira da Microsoft desde 2018. Para consolidar sua liderança, a fabricante de chips californiana lançou, em meados do ano passado, a segunda geração do Snapdragon 8cx para notebooks Windows 10.

A mudança para o Exynos

Fonte: Pplware/Reprodução
Fonte: Pplware/Reprodução

Fonte:  Pplware 

A Samsung já havia utilizado o Windows 10 em dispositivos ARM em 2019, quando lançou na época o Galaxy Book S e o Galaxy Book 2. Porém, os dois modelos utilizavam processadores da Qualcomm, o Snapdragon 8cz.

Na mesma ocasião, a Samsung anunciou sua parceria com a AMD, com o objetivo de levar a GPU Radeon aos smartphones da marca. Pelo acordo, a fabricante dos processadores Ryzen receberia valores em taxas de licenciamento e royalties pelo uso dos seus gráficos.

Há muito que empresas como a Intel e a Qualcomm dominam o mercado, mas alguns fabricantes de equipamentos estão adotando soluções “domésticas”, como a Apple, que projetou seu próprio chip, o M1, para equipar o MacBook Air e o Pro. Ao lançar um PC com Windows 10, alimentado com um processador Exynos, a Samsung poderá ser o próximo OEM a adotar essa tendência.

Fonte: TecMundo

Deixe seu comentário

↓
× Como posso te ajudar?